sábado, 21 de abril de 2012

INDIOS DA TRIBO KAYAPÓ NO SUL DO PARÁ FESTEJAM O SEU DIA COM MUITA ALEGRIA.

Programa de Ìndio.

Fotos: Ad Lair Campos

Ad Lair Campos

Marcado por atividades desportivas, culturais e educativas, o dia do índio foi festejado com muita euforia entre os nativos, houve ainda palestras, exibição de vídeos, distribuição de brindes e pratica esportivas entre brancos e índios


O dia do índio, 19 de abril, foi comemorado com festa na Aldeia Gorotire, reserva florestal pertencente à etnia Kayapó no município de Cumaru do Norte, sul do Pará, foram dois dias de festa, começando na quinta-feira e finalizando na sexta-feira, (20), índios e brancos se misturaram numa só alegria. Uma comitiva do Prefeito de Cumaru do Norte, Vilmar Farias Valim, formada por secretários e assessores, estive na Aldeia e juntos participaram das comemorações, além destes, também fizeram parte da comitiva o Gerente Comercial, Deusmar Franco e o Promotor de Justiça, Dr. Nadilson Portilho Gomes, da Comarca de Redenção no sul do estado, parte da programação aconteceu nas depemdencias da escola municipal de ensino fundamental KANHÔK.
O evento foi marcado por atividades desportivas, culturais e educativas, participação direta de duas secretarias municipais, a de Educação e Cultura e a de Esporte e Lazer, com palestras, exibição de vídeos, distribuição de brindes e pratica esportivas entre brancos e índios, nas modalidades de futebol masculino e feminino, ambas com vitória dos nativos.
Na abertura da festa, os nativos entoaram o canto e a dança do “ARUANÔ, uma dança cultural típica dos indígenas, onde se formam uma enorme fileira de dois personagens emparelhados que percorrem todo o espaço existente no centro da aldeia, imitando o rastejar de uma serpente. O ARUANà é dado a um casal com filhos, como um presente digno, para que o mesmo se responsabilize por sua alimentação durante o ano todo e que acontece, paralelo à estação chuvosa, Constantemente nesta época do ano, as mulheres da tribo, entoam uma serie de danças e cantos, no período que antecede a temporada de caçada na floresta.
  
Para o ambientalista KUBEI Kayapó, eventos deste tipo e importante para relembrar antigas tradições cultuadas por seus antepassados, pois através dos anciões da tribo, os mais novos podem aprender e assim perpetuar a cultura do seu povo.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.