sexta-feira, 30 de março de 2012

Presidente de Liga Esportiva é vítima de atentado.


Foto: Delmiro Silva
 
DELMIRO SILVA

O presidente da LECA - Liga Esportiva de Conceição do Araguaia sul do Pará, Everaldo Lisboa Rocha, registrou ocorrência na Delegacia de Polícia Civil local na última quarta-feira, 28, alegando ter sido vítima de um atentado. Ele relatou que dormia em um quarto na sede da instituição quando por volta de 5h ouviu um forte barulho e foi conferir o que havia ocorrido. Receoso ele olhou em direção à porta da frente quando o infrator atirou em sua direção.

O desportista contou à polícia que foi uma ação muito rápida, impossibilitando a identificação do indivíduo, o qual quebrou a porta da frente (que é de vidro) com um tijolo e, percebendo sua presença, efetuou o disparo no intuito de alvejá-lo e posteriormente fugiu tomando rumo ignorado. Everaldo disse ainda que dormia na sede da Liga para vigiar o local, visto que recentemente criminosos entraram naquele recinto e furtaram vários objetos de valor e significativa quantia em dinheiro. 

Everaldo, reeleito para presidir a LECA no último mês de dezembro, disse à reportagem que mesmo temeroso com a uma possível nova investida do criminoso, vai continuar desempenhando o seu trabalho em favor do futebol conceicionense e cumprir o seu mandato frente à Liga. Policiais estiveram no local e encontraram uma cápsula de revólver calibre 38, concluindo que foi este o tipo de arma utilizada no atentado.

Desportistas manifestam insatisfação com secretario.

Foto: Delmiro Silva

DELMIRO SILVA
 
Diretoria da Liga Esportiva de Conceição do Araguaia (LECA), dirigentes de clubes, árbitros e várias lideranças ligadas a outras modalidades esportivas participaram de uma reunião com o prefeito Álvaro Brito (PT), em seu gabinete, ocasião em que a categoria expos sua insatisfação com a gestão do secretario de Esportes, Ricardo Merdeiros, e reivindicou apoio do gestor conceicionense no sentido de valorizar o esporte local.
 
 Oposição às atividades realizadas pela LECA, recusa em ceder o estádio Carecão para os jogos do Campeonato Municipal, falta de apoio às outras modalidades esportivas e aos árbitros, foram algumas das reclamações apresentadas pelos desportistas ao prefeito Álvaro, que por sua vez, se comprometeu em dialogar com o secretario acerca das reivindicações expostas e buscar uma solução viável para asituação.

SECRETARIAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO PROMOVEM PALESTRAS PARA ESTUDANTES.


Fotos: Ad Lair Campos


Ad Lair Campos

Esta semana aconteceu a 1ª semana saúde na escola, promovida pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação de Cumaru do Norte, através do PSE – Programa Saúde na Escola, um Programa do Governo Federal implementado pela prefeitura local. Durante a semana, os profissionais ligados ao programa, estiveram nas escolas fazendo o cadastramento de alunos, na quinta feira, 29 de março, foi realizado o dia “D”, o evento aconteceu no auditório do CRAS – Centro de Referencia em Assistência Social e contou com a participação de profissionais das duas secretarias, direcionado aos escolares do município, com palestras e exibição de vídeos sobre prevenção à obesidade, em duas etapas, manhã e tarde.

 Durante as palestra, a assistente social, Silvia Aparecida, falou para o publico presente, sobre os tipos de alimentos a serem ingeridas, alimentação saudável e a forma correta de alimentar-se bem, falou ainda sobre a importância de a “pirâmide alimentar” e os “dez mandamentos” para uma vida saudável, desde a infância passando pela juventude. 


A coordenadora do programa Saúde da Família e Atenção Básica, enfermeira, Tatiana Cecília, falou sobre a atuação dos ACSs – Agentes Comunitários de Saúde, sobre as vacinas, assim como as carteirinhas de saúde dos adolescentes, que será distribuída entre os alunos. De acordo com o coordenador do PSE no município, Vanilson Soares, o programa continuará promovendo ações junto à comunidade escolar de Cumaru do Norte durante o ano inteiro.

quarta-feira, 28 de março de 2012

CARTÓRIO DA 59ª ZONA ELEITORAL REALIZA SERVIÇO DE ATENDIMENTO ITINERANTE.

Fotos: cedidas pelo cartorio



Da Redação

O cartório da 59ª zona eleitoral, atendendo ao anseio da população da zona rural de Estrela de Maceió e agrovila 490 em Cumaru do Norte, criou, com o apoio logístico da prefeitura daquele município, mais dois locais de votação, sendo um na escola, EMEF Nova Vida na localidade de Estrela de Maceió e outro na escola, EMEF Canaã na Agrovila 490. Os servidores do Cartório Eleitoral visitaram os locais e constataram que realmente havia a necessidade de instalação das referidas seções, devido à distância e as dificuldades encontradas pelos eleitores ao se deslocarem até a seção mais próxima que fica a cerca de 100 km aproximadamente. A iniciativa do Eleitoral deve contribuir para baixar o índice de abstenções nas próximas eleições no município.
 
Recentemente foi realizados serviços de atendimento itinerante nestas localidades, onde os moradores puderam requerer transferências para estes locais de votações, estes eleitores devem comparecer para receber os novos títulos nas seguintes datas: Dia 31 de Março de 2012, na escola, EMEF Canaã, Agrovila 490 e dia 14 de Abril na escola EMEF Nova Vida, Estrela de Maceió.

ESCOLA PROMOVE PALESTRAS SOBRE BULLYING.


Conceição do Araguaia

Fotos: Delmiro Silva


Delmiro Silva

 O bullying e suas conseqüências na vida de uma criança ou adolescente foram discutidas durante uma palestra realizada  na escola Lobinho, de Conceição do Araguaia no sul do Pará, na manhã da última terça-feira, 27, tendo como público os estudantes próprios daquela instituição. A palestrante Laetícia Vieira Thomazin, professora de língua portuguesa, destacou o conceito e os mais variados tipos do Bullying. O evento serviu para uma reflexão sobre um assunto, muito polemico e atual.

A palestra foi realizada no auditório da escola em dois turnos, sendo no primeiro momento contemplando os alunos da 6ª a 9ª série do ensino fundamental, e posteriormente, os estudantes da 1ª a 3ª série do ensino médio. As duas etapas tiveram duração de 45 minutos, ao final da explanação, melhor informados acerca do assunto, cada estudante produziu uma redação dissertativa acerca do tema abordado.

Durante a palestra foram abordados temas como o que causa o Bullying, quais suas conseqüências, o que é Bullying e maneiras de praticá-lo, quando se torna violência, como detectá-lo, como combatê-lo, entre outras questões pertinentes ao tema. “é certo que o Bullying é uma violência física verbal ou psicológica, de caráter repetitivo, caracterizado pela presença de três personagens: o agressor, a vítima e o espectador”, justificou a professora.

A iniciativa ocorreu mediante a solicitação dos professores daquela escola que percebendo a existência do problema entre os estudantes da instituição, apresentaram aos seus alunos um formulário com algumas perguntas, entre elas, quais sofrem ou já sofreram Bullying, se já o praticaram ou se sabem o que é Bullying, entre outras. No próprio questionário os estudantes sugeriram a realização da palestra, podendo assim obter mais conhecimento acerca da problemática, suas possíveis causas e consequências.

terça-feira, 27 de março de 2012

3ª EDIÇÃO DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS COMEÇA DIA 30


DELMIRO SILVA

Vem aí a 3ª edição do JUCAS - Jogos Universitários de Conceição do Araguaia. O certame começa na próxima sexta-feira, 30 de março, e se estenderá até domingo, 1º de abril, promovendo a integração entre a comunidade acadêmica local e o público amante do desporto. A competição será realizada no Ginásio de Esportes Orlando Mendonça e campus da UEPA, com portões abertos ao público. Os organizadores esperam um bom número de espectadores durante os três dias de jogos.

A competição será disputada em seis modalidades, basquete, handebol, futsal, natação, voleibol e xadrez. Todas elas serão concorridas nas categorias masculina e feminina. As equipes participantes serão compostas por estudantes das instituições de ensino superior de Conceição do Araguaia que estão regularmente cursando o semestre atual. As finais das modalidades coletivas ocorrerão no domingo. A organização do evento ofertará premiação em troféus, medalhas e dinheiro para os primeiros colocados. 

O JUCAS é uma realização do Centro Acadêmico de Educação Física, no intuito de unir os universitários de Conceição do Araguaia por meio de práticas esportivas, transmitindo preceitos como disciplina, espirito de equipe, humildade e respeito, entre outros atributos peculiares do esporte. O evento tem apoio da Coordenação local da UEPA, Diretório Acadêmico, promoter Januário Rodrigues e dos professores Geraldo Sá, Ione Gonçalves, Hugo Brito, Rafael Gentil e Tamires Muniz.

SEMAT-CUMARU REALIZA MAIS UMA AÇÃO DO PROGRAMA VERDE VIVO.

Fotos: Ad Lair Campos


Idalmir Figueiredo

Mais uma ação da SEMAT-CUMARU – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo foi realizada em Cumaru do Norte, através do programa Verde Vivo. A iniciativa feita em parceria com a escola Municipal de Ensino Fundamental, Iron Fernandes da Silva, consiste no desenvolvimento do projeto socioambiental de arborização da Avenida, João Lanari do Val, coordenado pela professora de Ciências, Lucy Mary Fernandes da Silva, o projeto envolveu alunos do ensino fundamental num trabalho prestado a favor do meio ambiente.

Na ocasião foi feito o plantio de mudas de arvores das espécies, PAU-PRETO (Dalbergia Zatifozia) e NIM (Azadirachta Indica A. Juss), esta ultima também conhecida como árvore-da-vida ou árvore-sagrada, pertence à família das Meliaceae, de acordo com o portal plantamed (www.plantamed.com.br), esta planta tem muitas propriedades medicinais, é antisséptica, antipirético, antiparásitos, calmante, fungicida, germicida, tônico, estomacal, purgante entre outras, além de ser um excelente Inseticida natural que age diretamente no combate a pelo menos 200 diferentes tipos de pragas, principalmente na lavoura.
 
De acordo com a professora Lucy Mary, que coordenou os trabalhos dos alunos, o plantio Dessas árvores contribuirá de forma satisfatória com a estética da avenida e com o bem estar da população local. Segundo ela, já está previsto para as semanas seguintes a implementação do programa horta na escola, com a implantação de uma horta comunitária dentro da referida escola, o que de certa forma irá garantir uma alimentação saudável aos alunos. 

Para a Secretária de Meio Ambiente e Turismo do município, Sandra Monteiro de Oliveira, esta é uma ação de Educação Ambiental que visa principalmente conscientizar o alunado quanto à preservação da natureza, incentivando os mesmos a adotar boas praticas no trato com o Meio Ambiente.

AGUA É TEMA DE PALESTRAS NAS ESCOLAS.

Fotos: Ad Lair Campos


Ad Lair Campos

Na semana passada, agentes da SEMAT-CUMARU – Secretaria Municipal de Maio Ambiente e Turismo de Cumaru do Norte visitou escolas da rede municipal de ensino, realizando um trabalho de Educação Ambiental numa ação alusiva ao dia Mundial da agua. Criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993. Objetivando conscientizar a clientela escolar do município e a população em geral quanto ao uso adequado da agua, foi realizadas palestras nas salas de aula com temas ligados à preservação do Meio Ambiente, numa parceria entre SEMAT-CUMARU e as escolas municipais Zilda Pereira Soares e Iron Fernandes da Silva.
 
Para a Secretária de Meio Ambiente e Turismo do município, Sandra Monteiro de Oliveira, se faz necessário o envolvimento do maior numero de pessoas nas ações de preservação do Meio Ambiente. – “quando se fala em preservar a natureza, o Meio Ambiente em si é de fundamental importância que se envolva o máximo de pessoas, por isso, tomamos a iniciativa de envolver a comunidade escolar, pois desta forma, conseguiremos atingir o nosso objetivo, que é a conscientização de que não depende de uma só pessoa, mas, de todos”.- finalizou Sandra. 

Além de palestras educativas, houve a distribuição de sacolas ecológicas e exibição de vídeos, mostrando a importância da agua. Entre os palestrantes estiveram presente os assessores, Valdicelia Brito e Raimundo Ribeiro, do Meio Ambiente e Adriana Paula, da Agricultura, que ao interagir com os alunos abordaram assuntos referente ao lixo jogados nas Águas bem como nas nascentes de Rios e lagos.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Páscoa aquece o comércio em Conceição do Araguaia.


Fotos: Delmiro Silva

DELMIRO SILVA

Comer peixe durante a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, faz parte da tradição dos católicos. O costume é ligado a uma forma de exercitar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como devoção típica da Páscoa. E se por um lado a simbologia é uma forma de penitência, por outro o ato de comer peixes nesta época aquece as vendas e deixa o preço do alimento mais “salgado”.

Em Conceição do Araguaia sul do estado, município considerado pesqueiro localizado a margem esquerda do rio Araguaia, o peixe está mais escasso e mais caro. Espécies como piau-açu, surubim e tucunaré, considerados de primeira, que antes custavam R$ 12 o kg, foram reajustados para R$ 15. Por outro lado, exemplares de segunda, como boca-larga, corvina, pacu e piau, que custavam R$ 7, agora custam R$ 12. Já os mais acessíveis, entre eles, cachorra, papa-terra e piranha, que custavam R$ 4, foram reajustados para R$ 7.

Segundo o vendedor de peixes Rubenilton Pereira, o Rubinho, que atende na Feira Coberta, o reajuste nos preços do pescado ocorre mediante a grande procura pelo produto nessa época do ano, e pela escassez da mercadoria, fator resultante da cheia dos rios, o que dificulta a captura das espécies tornando-as mais valorizadas no mercado. “A procura é muito grande e a oferta é reduzida, por isso somos obrigados a reajustar os preços”, explicou o comerciante, acrescentando que após o período pascal os preços devem ser reduzidos.

Por outro lado, peixes criados em cativeiro, como caranha e tambaqui, muito apreciados pelo consumidor e comercializados em diversos pontos de Conceição do Araguaia, não sofreram reajustes, prevalecendo o valor de R$ 8 o kg, sendo uma opção mais em conta. “É uma alternativa interessante. São muito saborosos e estão mais acessíveis ao bolso”, disse o autônomo Beto Barbosa, justificando sua preferencia pelas espécies de cativeiro.

Outra tradição milenar deste período são os famosos ovos de Páscoa e não há quem resista aos sabores e às embalagens dos chocolates, que atraem principalmente as crianças. Este ano os supermercados de Conceição do Araguaia apostaram na exposição antecipada do produto que já está à disposição do consumidor. Com a exibição apressada dos ovos já tem gente levando-os para casa, enquanto outros apenas admiram ou pesquisam os preços em busca dos mais acessíveis. 

E para quem fabrica os ovos caseiros, o trabalho já começou faz tempo. A doceira Cláudia Regina já encerrou os pedidos para este ano. Desde janeiro respira chocolate. “A gente prepara tudo, até a casa, para a fabricação. Além dos ovos, temos que fazer os laços, as caixinhas dos bombons”, comenta. A procura pelos ovos deverá aumentar consideravelmente nas próximas semanas.

ENCHENTE DEIXA DEZENAS DE FAMÍLIAS DESABRIGADAS.

SUL DO PARÁ

Fotos: José Augustro


José Augusto


Moradores da cidade de Rio Maria no sul do estado foram surpreendidos na tarde desta quarta-feira, 21 de março, por volta das 16h quando as aguas do Rio Maria, único rio banha e que dá nome a cidade, começou a subir rapidamente obrigando grande parte dos moradores dos bairros: Remor, Chácara e Beira Rio, deixarem suas casas, especialistas informaram que a enchente aconteceu em decorrência das fortes chuvas ocorridas na região das nascentes nos últimos dias.

Técnicos da defesa civil e funcionários da secretaria de transporte tiveram muito trabalho na remoção das famílias desabrigadas, varias pessoas se recusaram a abandonar suas casas. O prefeito municipal determinou que uma equipe de funcionários da Secretaria de Obras e Transportes passasse a noite auxiliando as famílias na retirada de moveis das casas.

As famílias foram acomodadas em casas de amigos e familiares que ofereceram ajuda. Até a noite a água já havia subido aproximadamente 3 metros. Felizmente nenhuma das famílias atingidas pela enchente teve seus pertences destruídos com o aumento das aguas. 

Ainda na manhã de hoje, as águas do rio voltaram a baixar, diminuindo em média de 25 centímetros por hora, informações dão conta de que essa foi uma enchente de médio porte e não há mais possibilidade de ocorrer outro alagamento deste tamanho ou de maior proporção uma vez que já esta chegando fim do período chuvoso.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Assédio sexual termina em morte no sul do Pará.


Foto: Delmiro Silva

DELMIRO SILVA

O corpo da vitima foi encontrado ao lado do carro as margens da Rodovia Estadual PA 287, o assassino, Elton Soares da Silva de 23 anos, será indiciado por homicídio doloso quando há a intenção de matar.


Mais um crime brutal chocou a população de Conceição do Araguaia, sul do estado. Dessa vez a vitima foi o empresário Edmar Lopes da Silva, mais conhecido como “Edi”, 43, assassinado a pauladas na madrugada da última segunda-feira, 19. Seu corpo foi encontrado ao lado do seu veículo, um saveiro prata, as margens da PA 287, a 3 km do perímetro urbano no sentido estado do Tocantins. O cadáver estava com o rosto desfigurado e com algumas lesões pelo corpo.

Instantes após o crime a Polícia Militar prendeu o autor do delito, o braçal Elton Soares da Silva, 23, detido nas proximidades de onde ocorreu o homicídio e caminhando em direção a cidade. Interrogado pelos policiais ele confessou o crime e revelou que assassinou Edmar após um desentendimento ocasionado pela insistência da vitima em manter relação sexual com ele. Elton relatou que conheceu “Edi” horas antes em uma casa noturna, onde ambos tomaram algumas cervejas e em seguida o empresário o convidou para dar uma volta de carro, convite prontamente aceito.

Ainda segundo o infrator, no local onde ocorreu o delito Edmar parou o veículo que estava com um pneu furado e pediu sua ajuda. Quando saiu do automóvel o empresário teria manifestado intenção em manter relação sexual com ele, passando a mão em suas partes intimas e tentando agarrá-lo por trás, diante da recusa de Elton e da conseqüente insistência do empresário, o braçal revoltado passou a agredi-lo com pauladas, o que resultou em sua morte.

Procurado pela reportagem o delegado Gabriel Henrique, titular da Depol de Conceição do Araguaia, descartou a possibilidade de latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte. O policial indiciou Elton por homicídio doloso, quando há intenção em cometer o delito. O Código Penal Brasileiro (Artigo 121) prevê reclusão de seis a vinte anos para este tipo de crime.

Polícia Civil age rápido e desarticula quadrilha de assaltantes.

Fotos: Delmiro Silva

DELMIRO SILVA

A Polícia Civil de Conceição do Araguaia acaba de desarticular uma quadrilha que supostamente pretendia realizar assalto a uma agencia bancária do município e posteriormente em outra cidade do Estado do Maranhão. Foram detidos os nacionais Erivelton Freitas Alves, 19, Wilhar Marques Xavier, 28, Isaac Wellington Mangun da Silva Borges, 29, e Jhonattas Evangelista de Lima, 27. Eles foram autuados por formação de quadrilha, tráfico de drogas e porte ilegal de arma.

O Delegado Gabriel Henrique, titular da Depol de Conceição do Araguaia, recebeu a informação que um indivíduo suspeito de ser traficante e assaltante de banco estava vindo do Tocantins para Conceição do Araguaia realizar assalto a uma agencia bancária. Com base nessa informação e munido das características do suspeito o policial designou os investigadores Baldez e Nilton para realizarem campana nas intermediações da ponte que divide os dois estados, na ocasião houve uma manifestação dos colonos interditando a rodovia, no local os policiais identificaram o suspeito e ficaram observando-o.

Decorrido algum tempo um automóvel prata parou e o suposto infrator entrou e o veículo retornou para a cidade, sendo seguido pelos agentes da lei. O veículo estacionou nas proximidades do terminal rodoviário, dando a entender que seus ocupantes esperavam por alguém, momento em que os investigadores acharam oportuno realizar uma abordagem, constatando em seguida que Erivelton foi o que entrou no veiculo por ultimo e que os outros dois ocupantes eram Isaac e Wilhar.

Os policiais realizaram ainda uma minuciosa revista no veiculo, onde encontraram uma pistola 380 com numeração ilegível e duas munições, um revolver calibre 38 com 30 munições, quatro aparelhos celulares, distintivos e camisas da Polícia Civil do Estado do Ceará, um sinalizador faixa de transito, R$ 63,00, 19 documentos de veículos, entre motocicletas e automóveis, um par de algemas, um colete balístico e 422 gramas de crack, todos os objetos recolhidos foram levados para a delegacia juntamente com os quatro infratores.

 Interrogados pelo delegado Gabriel Henrique os criminosos disseram que alugaram uma residência no bairro Alto Araguaia, porção sul do perímetro urbano, para servir de base para o grupo. No local indicado os policiais encontraram o nacional Jhonattas, o quarto integrante da quadrilha, e com ele, uma pistola taurus calibre 40 com nove munições e duas munições calibre 7,62 de fuzil. Os policiais constataram ainda que o veículo modelo prisma prata, placa NGL 4464, o qual os infratores utilizavam é produto de furto, sendo mais um agravante para Isaac, que mantinha o veículo em seu poder.

terça-feira, 20 de março de 2012

MULHERES SÃO PRESAS POR TRÁFICO DE ENTORPECENTES.

Policial


Foto: Delmiro Silva

DELMIRO SILVA

A policia encontrou  27 pedras de crack, a droga estava escondida no quintal de um bar na zona sul da cidade, as jovens foram detidas e podem pegar de 5 a 15 anos de reclusão, ambas fora levadas para um presidio feminino à 100 km de Conceição do Araguaia.

A Polícia Militar de Conceição do Araguaia acaba de deter mais dois agentes do tráfico que atuavam no comércio de entorpecentes no município. Dessa vez foram “pegas” em flagra as jovens Claudiane Araújo Lima e Yasmin Carneiro Neves, ambas de 19 anos. Os policiais tiveram conhecimento da prática delituosa após denúncia anônima para o fone190 e de imediato trataram de averiguar a informação.
O ponto de comercialização da droga funcionava em um bar localizado na Rua 15 do Bairro Vila Cruzeiro, porção sul do perímetro urbano, no local os policiais encontraram 27 pedras de crack escondidas no quintal. Autuadas em flagrante Claudiane e Yasmin foram enquadradas no artigo 33 da lei nº 11343/2006, que estabelece pena de 5 a 15 anos de reclusão pelo crime de tráfico e comercialização de entorpecentes.
As duas infratoras foram remanejadas para o presídio feminino de Redenção, município localizado a 100 km de Conceição do Araguaia, tendo em vista que a delegacia local não dispõe de ala carcerária feminina. Elas permanecem detidas a disposição da justiça e deverão passar um bom tempo fora de circulação.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Rodovia PA 287 no sul do Pará é interditada por Trabalhadores rurais.



 Fotos: Delmiro Silva.

DELMIRO SILVA

Imediata retomada do programa Luz para todos nos PAs, recuperação das estradas vicinais, a reestruturação do INCRA na região, liberação imediata dos créditos de habitação e recuperação de casas dos agricultores, são algumas das exigências feitas pelos agricultores.

Trabalhadores rurais interditaram na última segunda-feira, 19, a PA 287 no sul do estado, a 5 km do perímetro urbano de Conceição do Araguaia próximo a divisa com o estado do Tocantins. A manifestação teve início por volta de 5h e durou cerca de doze horas, ocasionando um congestionamento quilométrico. Ao todo em torno de 400 camponeses, de 16 associações rurais, participaram da manifestação no intuito de chamar atenção da população e autoridades competentes para suas reivindicações.

Uma pauta de reivindicações foi apresentada pelo das Associações Rurais de Conceição do Araguaia, José Eurípedes Aguiar, contendo as seguintes solicitações: retomada imediata do programa Luz para todos nos PAs onde já estavam começando e implantação da energia elétrica; recuperação das estradas vicinais da zona rural; agilização das áreas de assentamento; reestruturação do INCRA na região; realização da chamada pública para assistência técnica aos lavadores; liberação imediata dos créditos de habitações e recuperação de casas dos agricultores.

Por volta das 16h os manifestantes decidiram pela liberação da rodovia, que já acumulava uma longa fila de carros de ambos os lados. Para prevenir possíveis tumultos a Polícia Militar esteve presente durante toda a manifestação. Não foi registrado nenhum incidente.

Como nenhuma reivindicação da pauta dos colonos foi atendida, amanhã eles formarão uma comissão para ir a Belém fazer suas exigências, caso suas solicitações não sejam acatadas eles ameaçam interditar a rodovia novamente. “Ninguém precisava passar por essa situação, porem, por não respeitarem nossos direitos tomamos essa decisão de interditar a estrada”, disse José Eurípedes Aguiar, líder Associações Rurais de Conceição do Araguaia.