terça-feira, 28 de agosto de 2012

ANAC interdita aeroporto de Conceição do Araguaia!

Fotos: Delmiro Silva

DELMIRO SILVA
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) interditou, por tempo indeterminado, o aeroporto de Conceição do Araguaia. A interdição ocorreu em virtude daquele aeródromo não oferecer condições seguras para pousos e decolagens, estando em condições que representam vulnerabilidade à segurança das operações aéreas, devido imperfeiçoes na pista, ocasionadas pela falta de reparos eà ação implacável e deteriorante do tempo.
O aeroporto de Conceição do Araguaia foi reformado em2009, na gestão da governadora Ana Júlia, tendo Valter Peixoto como diretor do 6º núcleo da Secretaria de Transportes (SETRAN).O serviço ficou inacabado e com o decorrer do tempo a camada asfáltica da pista sofreu inúmeras rachaduras, representando perigo para pousos e decolagens. Na época foram liberados, pelo governo federal, R$ 8.051.209,32 para a execução da obra.
Técnicos da ANAC realizaram várias inspeções naquele sítio para averiguarem a situação do mesmoe notificaram a Prefeitura Municipal, encarregada da administração do aeródromo, para que sanasse as anomalias. Além das péssimas condições da pista, a sinalização do recinto está incorreta e a vegetação ocupaparte do espaço da ciclovia. O não cumprimento das solicitações culminou com o embargo do ambiente.
AANAC notificou toda a comunidade aeroportuária acerca da interdição do aeroporto de Conceição do Araguaia. A confiscação perdurará até que a gestão pública corrija as anomalias e o órgão de aviação constate que o local reúne condições operacionais seguras para as operações aéreas. O confisco da arena causou prejuízo incalculável para o município, haja vista que o campo contava com voos regulares de segunda a sexta.
O aeroporto de Conceição do Araguaia foi inaugurado na década de 1980, e desde então, é o maior da região sul-paraense. A arena é um alicerceestratégico para a navegação aérea, privilegiada com uma sede do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), instaladapróxima ao campo, e uma base da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária), implantada na extensão do próprio aeródromo.
 

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.