terça-feira, 4 de setembro de 2012

Estudantes voltam às aulas em Conceição do Araguaia.


Fim da greve

Foto: Delmiro Silva 
  
DELMIRO SILVA
Após um mês de paralisação os servidores da rede municipal de ensino de Conceição do Araguaia no sul do Pará retornaram as atividades, iniciando o segundo semestre letivo. As aulas nas escolas municipais foram reiniciadas na última terça-feira (2) mediante o pagamento salarial referente ao mês de junho (julho já havia sido pago). A quitação da dívida, de aproximadamente R$ 900 mil, ocorreu segunda-feira passada.
Professores e demais servidores da rede pública municipal haviam iniciado a greve dia 1º de agosto, data em que as aulas estavam previstas para reiniciarem. Na ocasião a categoria se reuniu na sede do Sindicato dos Profissionais da Educação Pública do Pará (Sintepp), e em comum acordo, decidiu pela paralisação, reivindicando o pagamento salarial do mês de junho mais 1/3 do salário referente às férias e outras gratificações.  
Ao todo, em torno de 900 trabalhadores, incluindo professores e demais servidores da rede municipal de ensino aderiram à interrupção de suas atividades, deixando 6.459 colegiais sem aulas durante um mês, ocasionando um prejuízo incalculável para o alunado das 30 escolas municipais, somando zona rural e urbana. A dívida de R$ 1.69000 (um milhão e sessenta e nove mil reais) foi deixada pelo ex-prefeito Álvaro Brito Xavier (PT), afastado do cargo pela justiça.
Mesmo com pagamento da maior parte da dívida e a retomada das aulas a situação ainda não está totalmente resolvida. É que os servidores ainda não receberam os vencimentos relativos ao mês de agosto, o que está previsto para ocorrer dia 20 desse mês. Segundo a coordenadora local do Sintepp, Marcilene Pinto, caso o pagamento não seja efetuado até a data prevista, haverá nova paralisação.


0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.