terça-feira, 4 de setembro de 2012

Jacaré de 3,4m é encontrado em praia de Conceição do Araguaia.

SUSTO!

Foto: Delmiro Silva




DELMIRO SILVA
A aparição de uma fêmea da espécie jacaré-açu, medindo 3,4m, na praia das Gaivotas, em Conceição do Araguaia sul do Pará, causou supressa e pânico em muitos frequentadores daquela praia. Margeada pelo rio Araguaia e cercada por extensas áreas verdes, Conceição do Araguaia é a cidade mais bucólica da região sul do Estado e costumeiramente os munícipes se deparam com animais silvestres na área urbana ou em suas proximidades.

O réptil estava em um poço em frente ao Beiradeiro, local de grande fluxo de pessoas. Intimidados com a presença do bicho, populares acionaram o Pelotão de Meio Ambiente da Polícia Militar (Peloma), que por sua vez, convocou o IBAMA para realizarem a contenção do animal. Participaram da operação o subtenente Calumby, comandante do Peloma, os soldados Falken e Ralf, o chefe local do IBAMA, Ricardo Almeida e o fiscal ambiental Wyllis Luz.

Em um trabalho minucioso e arriscado, os agentes ambientais utilizaram uma rede apropriada para capturar grandes espécies e cercou o animal até conseguirem imobilizar o mesmo. A operação demorou várias horas e foi acompanhada por um expressivo número de curiosos. Segundo relatos de populares, o bicho já havia atacado um cachorro para se alimentar.

Após ser imobilizado o réptil, já visivelmente cansado, foi examinado por um veterinário que lhe aplicou um antibiótico para sua revitalização, e em seguida, o escamífero foi conduzido com segurança na viatura do IBAMA até o lago da reserva ambiental do Peloma, local apropriado para a espécie habitar.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.