terça-feira, 4 de setembro de 2012

Justiça Eleitoral capacita mesários para as eleições!

Foto: Delmiro Silva


DELMIRO SILVA
 
A 24ª Zona Eleitoral realizou no último final de semana, no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA), núcleo de Conceição do Araguaia sul do Estado, treinamento com os mesários que atuarão no processo eleitoral do próximo dia 7 de outubro, quando os eleitores vão às urnas escolherem prefeito, vice-prefeito e vereadores. A capacitação transcorreu no sábado, das 16h às 18h, e no domingo, das 9h às 11h.
 
Ao todo, foram aviados em torno de 200 mesários, convocados e voluntários que irão trabalhar no pleito eleitoral desse. O trabalho do mesário é fundamental. É ele quem recebe o eleitor, colhe e confere sua assinatura no caderno de votação e libera a urna eletrônica para votar. Também é ele quem garante o sigilo do voto e a tranquilidade no dia de votação.
 
Os servidores da 24º ZE, João Paulo, Moacir Reis e Sebastião Avelino, e a juíza eleitoral, Danielly Modesto, foram os ministrantes do treinamento, que ocorreu com o objetivo de capacitar os componentes da mesa receptora de votos para atuarem de forma prática e eficaz no processo eleitoral. Conceição do Araguaia tem um total de 92 seções, sendo 21 na zona rural e 71 no perímetro urbano, e um total de 32.900 eleitores.
 
O treinamento será ofertado ainda aos mesários dos municípios de Santa Maria das Barreiras, dias 15, 16 e 22, e Floresta do Araguaia, dia 30, municipalidades que juntamente com Conceição do Araguaia, compõem a 24ª Zona Eleitoral. Os treinamentos, que têm em média duas horas de duração, visam capacitar os novos mesários e fazer uma reciclagem nos procedimentos de rotina, necessários para o dia da votação.
 
 
Benefícios para os mesários
            Auxilio alimentação; certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral; dois dias de folga para cada dia trabalhado como mesário; dois dias de folga para cada dia de treinamento; preferencia no desempate em alguns concursos públicos (desde que previsto em edital); utilização de horas trabalhadas nas eleições como atividade complementar, desde que a instituição de ensino superior a que pertence o mesário tenha firmado convênio com TRE-PA.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.