terça-feira, 3 de setembro de 2013

CAVALGADA RURALISTA MARCA VIGÉSIMO ANIVERSÁRIO DE COLÔNIA

Foto: Toim Mota




Ad Lair Campos

Uma festa comemorativa marcou o vigésimo aniversário de criação da Colônia Mata Verde em Cumaru do Norte Sudeste do Pará, a confraternização entre colonos e moradores das regiões circunvizinhas aconteceu na agrovila Quatro Bocas, distante cerca de 55 quilômetros da sede do município e contou com a presença ilustre da prefeita Cleusa Temponi, (PMDB), que chegou na localidade ainda pela manhã de sábado, (31), além da prefeita estiveram presentes ainda parte do seu secretariado. Na semana que antecedera o evento, a Secretaria de Obras por determinação da prefeita, providenciou a limpeza das ruas da Agrovila, restaurou o sistema de iluminação publica e iniciou obras recuperação das estradas vicinais em toda a colônia. A Secretaria de Saúde disponibilizou equipe de técnicos que ficaram de plantão durante todo o evento comemorativo e promoveu na Unidade de Saúde da Família, uma campanha de vacinação para atualização do calendário vacinal. Nas comemorações houve torneio de futebol, Cavalgada Ruralista e show com a banda Paredão dos Moleques, durante a festividade foi servido gratuitamente churrasco para todos os participantes.

Vinte anos de muita luta e grandes conquistas, ao percorrer a pé algumas ruas da agrovila, a prefeita Cleusa Temponi, relembrou com muita saudade o inicio da construção da E.M.E.F. Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cassia, do posto de saúde, da abertura de estradas e do tempo em que ela como primeira dama do município por ali passou quando seu esposo, Geraldo Temponi, (LADO) era prefeito – “recordo-me com muita alegria e honra de como tudo começou, alegria por estar hoje aqui comemorando junto ao povo do lugar e honra em ter participado na época como Primeira dama do inicio da colônia e agora como Prefeita, quero dar continuidade ao processo de desenvolvimento iniciado pelo Lado, colocando-me como porta voz deste povo na busca pelo progresso!” – exclamou a prefeita.

SUA HISTÓRIA

Segundo o senhor, Paulo da Cruz Martins de Araújo, pioneiro na região, tudo começou ainda no período do processo de emancipação politica e administrativa de Cumaru do Norte, na época o Município era composto por grandes fazendas, após a emancipação Paulo Cruz, se elegeu vice-prefeito na chapa de então prefeito Ronaldo Aquino Bomfim, (Bem-te-vi), foi então que Paulo procurou o presidente da Companhia de Terras Mata Geral, Dr. Cassio Carvalho do Vale e obteve a resposta de que ele tinha pouca terra e por isso não podia disponibilizar nenhuma área para assentamento. Após fazer um levantamento descobriu-se que havia uma área da própria fazenda que totalizava cerca de 33.600 hectares aproximadamente¸ Paulo se reuniu com alguns amigos entre eles estava João da Farmácia, na época presidente da Câmara Municipal e foram a Brasília requerer a desapropriação da área o requerimento foi entregue ao diretor adjunto do INCRA.

De acorde com Paulo Cruz, tempos depois o proprietário da fazenda, Dr. Cassio Carvalho, entrou com um pedido de negociação da terra o que facilitou o processo, sendo criada a colônia Mata Verde em 16 de Agosto de 1993. Perguntado sobre o que marcou em sua memoria nestes vinte anos, Paulo Cruz, foi Categórico em afirmar que ali estava nascendo à oportunidade de desenvolvimento – “ali foi à oportunidade de Cumaru se firmar como município, uma vez que era cercado por grandes fazendas e a economia girava em torno da extração mineral e vegetal e com a criação do assentamento pode fixar famílias que com o fim do garimpo estavam sem perspectiva de sobrevivência.” – Afirmou Paulo. 

O senhor Paulo da Cruz Martins de Araújo é casado com dona Dalva Abreu de Araújo, com quem tem dois filhos, em 1985 veio pra região para gerenciar a fazenda Triunfo, três anos depois em 1988 passou a gerenciar a fazenda CJ e em meados de 1989 ingressou no movimento para emancipação de Cumaru do Norte o que o projetou a concorrer ao cargo de vice-prefeito vindo a se eleger na chapa de Bem-te-vi, em 1996 disputou a prefeitura vindo a ser derrotado nas urnas, em 1998 concorreu ao cargo de Deputado Estadual, não obtendo êxito nas urnas, mas, segundo ele, serviu para abrir espaço no cenário estadual, fazendo amizade com políticos renomados o que o deixa muito satisfeito.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.