terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Belém é uma das 14 capitais que mais geraram empregos em janeiro


Rusele Mendes

A nova pesquisa sobre os empregos formais nas capitais brasileiras apontou que em janeiro de 2012 Belém ficou entre as cidades que mais criaram empregos formais. O novo estudo sobre a geração de postos de trabalho nas capitais do Norte e de todo o Brasil é divulgado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese-Pará), com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, e que faz parte do Observatório do Trabalho do Pará - um convênio de cooperação técnica entre o Governo do Estado do Pará, por meio da Seter, e o Dieese-PA.

Em janeirode 2012 foram feitas 9.155 admissões contra 8.637 desligamentos na capital paraense - saldo positivo de 518 postos de trabalho e crescimento de 0,20% na geração de empregos formais. Em janeiro de 2011, a situação foi inversa: Belém apresentou saldo negativo: 7.791 admissões contra 7.799 desligamentos - menos 208 postos de trabalho e decréscimo de 0,08%. Segundo o novo mapa, Serviços foi o setor que obteve o melhor desempenho nesse mês - saldo positivo de 361 postos de trabalho.

Em seguida veio a indústria de transformação (287 postos) e a agropecuária (110 postos). Apenas o comércio registrou queda de empregos formais no primeiro mês do ano: saldo negativo de 340 postos de trabalho. As análises do Dieese-PA mostram ainda que, nesse mês, a maioria das sete capitais da região Norte registrou saldos positivos de empregos formais. O destaque foi Porto Velho (RO): 844 postos de trabalho. Depois veio Belém (518 postos). Já o destaque negativo foi Manaus (AM): perda de 1.114 postos; seguida de Boa Vista (RR): perda de 365 postos.
Em janeiro de 2012, segundo dados do Caged, a maioria das 27 capitais brasileiras apresentou crescimento de empregos formais. Das que mais geraram postos de trabalho, São Paulo (SP) foi o destaque: 8.853 postos. Depois vieram: Belo Horizonte (MG): 4.823 postos, Curitiba (PR): 4.237 postos, Brasília (DF): 2.507, Salvador (BA): 2.190 e Goiás (GO): 2.118 postos. Já o Rio de Janeiro (RJ) apresentou a maior perda (menos 3.280 postos) entre todas as capitais do País. Em seguida vieram: Fortaleza (CE): menos 1.573 postos, Manaus (AM): queda de 1.114 e Vitória (ES): menos 469 postos.

Belém, segundo as análises do Dieese-PA, foi a 14ª capital brasileira com a maior geração de postos de trabalho formais no primeiro mês de 2012. Para o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Renda, Júnior Hage, “esse resultado é consequência dos investimentos do Governo do Estado, por meio da Seter, tanto na capital paraense como no interior do Estado”. Ele fez questão de chamar a atenção para o fato de que “se Belém ficou entre as 14 capitais brasileiras que mais geraram empregos formais em janeiro deste ano, o Pará é destaque no registro de postos de trabalho em toda a região Norte”.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), janeiro teve a menor taxa de desemprego no Brasil desde 2002. Um dos motivos, segundo o instituto, foi a efetivação de parte dos empregados temporários contratados para as festas de final de ano. Devido a isso, O IBGE revelou que a taxa de desocupação passou de 4,7% em dezembro de 2011 para 5,5% em janeiro de 2012 – a menor para o primeiro mês do ano desde a criação da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE. De acordo ainda com o instituto, em janeiro deste ano, a renda média do trabalhador brasileiro subiu para R$ 1.672,00 – aumento de 0,7% em relação a dezembro do ano passado (R$ 1.661,17). O IBGE considera esse aumento um recorde.

Fonte: Agência Pará de Notícias.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.