terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

SECRETARIA DE SAÚDE INTENSIFICA AÇÕES NO COMBATE A LEISHMANIOSE



DELMIRO SILVA

A Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Araguaia, por meio do núcleo de Endemias, acaba de intensificar o combate à leishmaniose. Os agentes de saúde estão atuando efetivamente com visitas aos imóveis comerciais e residenciais no sentido de eliminar o mosquito transmissor da moléstia. A atividade tem como principal foco os bairros de maior incidência, como Alto Verde, Centro, Emerêncio, Novo Araguaia, São Luiz I e II, Universitário, Vila Cruzeiro, Vila Real I e II, entre outros.
O trabalho inicia com a notificação do Hospital Regional de Conceição do Araguaia (HRCA) ou postos municipais de saúde acerca da relação dos setores de maior incidência, a partir de então começa o combate ao mosquito transmissor da doença. A ação é desenvolvida em parceria com o 12ª Centro Regional de Saúde (CRS), que fornece material e veículos. Como o mosquito habita locais úmidos, está sendo esboçada uma ação preventiva, solicitando aos moradores que podem as arvores dos seus quintais e depositem os entulhos em frente suas residências para serem recolhidos pela prefeitura. 
            O supervisor de Endemias, Agripino Miranda, lembra que as ações devem ocorrer sempre de forma intensificada. “Conceição do Araguaia, infelizmente, ainda tem números preocupantes e, é por esta razão que colocamos essa verdadeira força tarefa nas ruas, atendendo todos os bairros, mas também com capacitação dos profissionais de atenção básica”, explicou. 
A leishmaniose visceral canina é transmitida pelo mosquito do gênero lutzomyia, provoca perda excessiva de peso nos animais, dificuldade de locomoção, lesões nas bordas das orelhas e do focinho, conjuntivite e crescimento excessivo das unhas, do baço e do fígado, o que pode levá-los ao óbito. A doença é transmissível para os humanos que por ventura possam estar em contato com o animal.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.