sábado, 4 de maio de 2013

IMPLANTADO PROGRAMA MAIS LEITE NO SUL DO PARÁ.

Fotos: Leandro

 Ad Lair Campos


Programa Mais Leite

Mais Leite, um Projeto inovador na pecuária leiteira da região sul do Pará, foi lançado na quarta feira (02), na cidade de Cumaru do Norte sul do Estado, o evento foi realizado na plenária da câmara de vereadores e contou com a participação de autoridades local, produtores de leite da região, além de empresas parceiras na realização do projeto; a Prefeita Cleusa Temponi, (PMDB), assinou pacto de adesão ao Programa. Idealizado por, Robergues Saraiva Nobre, empresário do ramo de laticínios, o programa trata-se de um conjunto de mecanismos que combina parcerias com políticas de melhoria do preço do leite e destina principalmente a Pecuaristas familiares, tendo na atividade leiteira a sua principal base econômico-financeira e tem como parceiros, a Prefeitura Municipal, EMATER-PARÁ, ADEPARÁ, SEBRAE, SAGRI, SENAR, PRO-CAMPO.
 
Entre os objetivos do programa, destaca-se o aumento na renda dos produtores e de toda a cadeia produtiva, consolidando a atividade como uma das principais alternativas de fixação do homem no campo, promover a qualidade de vida dos pecuaristas familiares por meio da construção técnica, da organização e da gestão dos seus sistemas de produção na pecuária bovina, propiciando sua integração nas cadeias produtivas vinculadas à atividade, com foco no incremento da renda proveniente dos produtos da bovinocultura, venda de leite e animais.
 
O Programa Mais Leite, visa promover visitas individuais nas propriedades para analise em loco, realizar palestras mensais com produtores, promover capacitações através de cursos, dias de campo e excursões, elaborar planilha gerencial para cada produtor e Fazer controle de produção e produtividade. Entre as principais vantagens para os produtores estão, organização gerencial da propriedade, controle zootécnico do rebanho, controle sanitário do rebanho, estratégias associativas, melhoramento genético, gestão do crédito bem aplicado, direcionamento de politicas publicas. Para adesão ao programa o pecuarista precisa ser produtor de leite, ter experiência com a atividade leiteira, estar aberto para novas tecnologias, possuir infraestrutura mínima e estar comprometido com o programa. De inicio Programa Mais Leite vai contemplar produtores de seis municípios, Cumaru do Norte, Santa Maria das Barreiras, Bannach, Pau D’arco, Redenção e Conceição do Araguaia.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.