quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Biodiversidade é tema de exposição.

Foto: Delmiro Silva



DELMIRO SILVA

Os acadêmicos do segundo ano de Pedagogia do VII campus da Universidade do Estado do Pará (UEPA), localizado em Conceição do Araguaia sul do Pará, realizaram nas dependências do próprio núcleo uma exposição mostrando a biodiversidade na agricultura, culinária, fauna, frutescências, pecuária leiteira e de corte, piscicultura e plantas medicinais no âmbito municipal. O trabalho é referente à disciplina Geografia da Amazônia, ministrada pelo professor Clauton Sampaio.
O evento teve como público alvo estudantes do ensino médio e do ensino superior e a comunidade em geral.  Realizada no período noturno a exposição foi prestigiada por um expressivo número de visitantes, interessados em acompanhar o resultado do trabalho acadêmico desenvolvido pelos discentes e conhecer melhor alguns importantes aspectos relacionados à biodiversidade no município.
             A exposição teve como objetivo mostrar a biodiversidade e o potencial de desenvolvimento sustentável do município. Nesse sentido os discentes foram a campo, inclusive visitando algumas propriedades rurais que produzem polpas de frutas como abacaxi, acerola, açaí, buriti, caju, manga e outras, e desenvolveram a pesquisa que foi socializada junto à comunidade, apresentando alternativas de desenvolver atividades rentáveis relacionadas à biodiversidade do município de forma harmônica com ecossistema.
            Uma novidade apresentada durante a mostra foi à polpa de pequi, fruta típica da região, que já pode ser convertida em massa numa propriedade rural e é comercializada no município e brevemente será exportada para outros estados. Após a socialização os visitantes puderam degustar as iguarias exibidas durante a demonstração num coquetel de encerramento. Os organizadores avaliaram como positiva a realização da mostra.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.