quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Estudantes é foco de campanha de conscientização.

Foto: Delmiro Silva
 
 DELMIRO SILVA


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Conceição do Araguaia (Semma) acaba de iniciar uma campanha de conscientização acerca da importância da preservação dos peixes durante a Piracema, período de reprodução das espécies que vigora entre 1º de novembro e 28 de fevereiro. A campanha visa conscientizar o alunado da rede pública de ensino a respeito da importância da preservação dos peixes e do período de reprodução das espécies.

A primeira fase da campanha transcorreu na Escola Municipal 20 de abril, localizada na região da Bradesco, local estratégico, pois se trata de uma das maiores áreas de reserva ambiental da região e berçário de desova de uma grande quantidade de peixes que habitam lagos que desaguam no rio Araguaia.  Segundo informações da Semma, a palestra inicial reuniu cerca de 900 alunos e teve a presença de representantes da pasta, do Pelotão de Meio Ambiente da Polícia Militar (Peloma), Secretaria Municipal de Educação, Emater, e diretores da própria escola.

Durante o evento foram abordadas problemáticas como os riscos eminentes da pesca predatória, especialmente quando os peixes estão em reprodução e mais vulneráveis a captura; legislação ambiental que protege as espécies durante a Piracema; importância do equilíbrio no ecossistema para as futuras gerações; desenvolvimento sustentável, entre outras questões relacionadas ao meio ambiente. A Emater e o Pelotão de Meio Ambiente da Polícia Militar também estão engajadas na campanha. 

Segundo o secretario de Meio Ambiente de Conceição do Araguaia, Francis Rocha, a campanha será estendida para as escolas da rede pública de ensino da área urbana e para a Colônia de Pesadores Z -39, visando alcançar o maior número possível de pessoas. “É um trabalho a ser desenvolvido em longo prazo. Nosso objetivo é sensibilizar as futuras gerações, e as crianças são a melhor meio de mudar a mentalidade das pessoas” disse Francis Rocha.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.