quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Semma e Peloma apertam o cerco contra irregularidades.

Fotos: Delmiro Silva



DELMIRO SILVA

No intuito de fazer valer à legislação ambiental que impõe uma série de restrições a atividade pesqueira durante a Piracema, que vigora entre 1º de novembro e 28 de fevereiro, os órgãos ambientais de Conceição do Araguaia realizam várias ações visando conscientizar, e se necessário, punir os infratores que insistem em praticar a pesca predatória, mesmo durante o período de reprodução dos peixes, quando as espécies estão mais vulneráveis a captura.
Durante operação realizada no último final de semana os fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Pelotão de Meio Ambiente da Polícia Militar (Peloma) recolheram numa ronda pelo rio Araguaia, nas proximidades da Orla da cidade, 20 kg de pescado, da espécie piau e quatro metros de rede de pesca, tamanho seis. O infrator fugiu do local sem ser identificado pelos fiscais.  

Em outra operação, dessa vez na feira coberta, os fiscais ambientais recolheram 70 kg de peixes, das espécies cachorra, jaraqui e pacu, na feira coberta.  A mercadoria estaria sendo vendida sem nota de estoque, documento exigido para transporte e comercialização de peixes durante a Piracema. Outro agravante é que os agentes ambientais constataram que o pescado ainda estava fresco, comprovando que havia sido capturado na noite anterior. Em ambos os casos os peixes coletados foram doados para famílias carentes. 
Atendendo denúncia anônima, os fiscais da Semma e os policiais do Peloma recolheram 20 ribas de madeira, das espécies jatobá e amarelão que estava sendo transportada no bagageiro de um ônibus que faz linha de Santa Maria das Barreiras para Conceição do Araguaia, na PA 287. O responsável pelo transporte da madeira foi identificado e será responsabilizado legalmente. A madeira foi doada a Secretaria Municipal de Assistência Social de Conceição do Araguaia.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.