quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Emater incentiva produção de mel em Conceição.

Foto: Logomarca



DELMIRO SILVA
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) está retomando em Conceição do Araguaia, desde o início do ano, a produção de mel junto aos agricultores familiares do município. Procurados pela Associação do projeto de assentamento Canarana, os técnicos fazem reuniões mensais, com palestras. Já está prevista, para o próximo dia 20, uma oficina que vai alavancar a produção na comunidade, com a fabricação de caixas criatórias pelos próprios apicultores atendidos.
Quinze apicultores que já têm produção de mel, mesmo que em pequena escala, serão os beneficiários desse treinamento, que prevê dobrar a produção em 100%. Segundo o médico veterinário Márcio Silva Heluany, técnico da Emater, que ministrará a oficina, os próprios assentados buscaram o atendimento. “Na primeira extração foram retirados apenas 300 litros de mel. Tudo foi vendido para a prefeitura, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, mas sabemos que podemos contribuir para o aumento da produtividade”, disse.
O trabalho da Emater está voltado para potencializar a produção e garantir a produtividade da comunidade assentada. No curso, haverá a parte teórica e prática. Será abordada a importância do padrão dos criatórios respeitando o espaçamento e questões zootécnicas, como as medidas determinadas para o castilho – onde são depositados os ovos –, a melgueira – onde se produz o mel – e o ninho.
“A prática correta na construção dessas caixas é o que vai garantir a produção. Em uma caixa podem viver de 60 a 180 mil abelhas. As produzidas no projeto de assentamento Canarana são todas com ferrão”, explicou o veterinário. “A receptividade do trabalho da Emater na comunidade foi tão positiva que, em breve, vamos aumentar em 20 o número de apicultores atendidos, porque, além do mais, o que for produzido tem mercado para consumir, em Conceição do Araguaia”, finalizou Márcio Silva Heluany.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.