terça-feira, 22 de maio de 2012

ÍNDIOS KAYAPÓ INVADE PREFEITURA E QUEREM RECUPERAÇÃO DE ESTRADA EM RESERVA.

FOTOS: ASCOM
Um acordo entre indios, madeireiros e prefeitura deu fim ao motim promovido por indigenas da etnia Kayapó, pertencente a aldeia gorotire no municipio de Cumaru do Norte no sul do Pará, que invadiram o predio da prefeitura local  na manhã desta terça-feira (22).
 
Um grupo de índios Kayapó, da aldeia Gorotire, em Cumaru do Norte, invadiu na manhã desta terça-feira (22) o prédio da Prefeitura Municipal, apesar de estarem pintados para guerra, os índios liderados pelo Cacique, MRYPATI Kayapó e pelo líder indígena, BEKWAJ Kayapó, disseram que estavam ali em missão de paz e que só queriam fazer algumas reivindicações. Os índios solicitaram a presença do prefeito Vilmar Farias Valim “PETI” (PDT) e do secretario de Infraestrutura e Obras, Welington José Silva, “PEDRÃO”. Dentre as reinvindicações estava à recuperação da estrada da reserva e a disponibilidade do veiculo da comunidade em tempo integral.

Reunidos no gabinete, o prefeito expôs a situação atual dos maquinários e as dificuldades pelas quais vem enfrentando, pois apesar do numero de maquinas que tem, ainda é pouco para o tamanho do município. Que no momento uma parte do maquinário estão trabalhando na região da colônia Mata Verde e que outra parte encontra-se desmontado na garagem municipal aguardando a chegada de peças.


Uma proposta de parceria entre aldeia, madeireiros e prefeitura no sentido de solucionar de vez o problema, foi mencionada na reunião pelo secretario de Obras, o que foi aceita pelos nativos. No acordo ficou confirmado que, no período de dez (10) dias, os madeireiros fornecerão quatro mil litros de óleo diesel, madeira para pontes e farão a reabertura das estradas. Enquanto que a prefeitura entrará com contra partida em óleo diesel, um caminhão caçamba, construção de ponte, patrolamento da estrada e ainda ficaria encarregada de enviar uma carregadeira assim que esta esteja em pleno funcionamento.

Outra reivindicão feita pelos índios foi quanto ao veiculo F.4000 pertencente à comunidade indígena, eles exigiram que a partir de agora não estando a serviço do índio, o veículo permaneça guardado na aldeia Gorotire, o que foi prontamente aceito pela administração, com algumas exigências; que fosse feito um documento e assinado pelos representantes dos nativos de que o veículo só faria duas viagens por semana nos dias indicado por eles e que se comprometessem em não deixarem ultrapassar o numero máximo de quinze pessoas por viagem, evitando o excesso de peso. Uma vez que a prefeitura é quem faz toda a manutenção do veículo. 

Acordo feito, os índios desocuparam o prédio, o que de imediato se normalizou o atendimento aos usuários. Vale lembrar que nunca se fez tanto pela nação indígena quanto na atual administração, pra se ter uma ideia a mesma estrada reivindicada já foi feito a recuperação nos anos anteriores, mas, devido as fortes chuvas ocorridas na região e o grande trafego de caminhões em meio ao inverno, levou a deterioração da mesma. O veiculo citado foi adquirido através de emenda parlamentar ainda nesta administração, além da disponibilização de combustível e motorista por parte da prefeitura. Recentemente a prefeitura reformou uma escola na aldeia e faz rigoroso acompanhamento das atividades desenvolvidas pela escola.












6 comentários:

  1. com a ajuda de madeireiros (area indigena) isso nao vai prestar ...

    ResponderExcluir
  2. o meu amigo beiçola oq diaxo tu quer tirar fotos com esses indios sai fora de boca q tu nao e batom,o barba branca nao da conta desse povo nao e tua ficha ta feia ....

    ResponderExcluir
  3. O fato é que a administração não esperavam pela reivindicação dos kayapos, visto que a prefeitura ja tinha se comprometido a recuperação da estrada da mata verde, que hoje se encontra em estado de calamidade, sem falar da comunidade ESTRELA DO PARÁ, que ja fazem 3 meses ilhado devido a sua principal ponte de axesso ter sido levada por uma enchente. Mais reivindicações virão por vim. seguraaaa chéeeee!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Governo democrático é assim, as reinvindicações são sempre bem vindas e Governa com o povo. Agora, governo DITADOR e EGOÍSTA é que se fecha para intimidar a população e passa anos e anos no poder e sem reinvicaçoes e, consequentemente, sem serviços prestados. Seguuura meu povo, que isso agora é passado!!!!

      Excluir
  4. Com certeza virão outras reinvidicações, pois graças à Deus e ao Théee, o município tem crescido mto. . .agora tu quer ver coisa feia foi no mandato do Barba Branca. . . e olha que foram 8 anos. . .mas o resultado está no Tribunal. . . nem ser candidato pode mais. . . seguuuura Barba!!!!!

    ResponderExcluir
  5. é dificil acreditar que eleitores cumaruenses ainda se iludem com antigos prefeitos com o nome sujo, NÃO SABEM QUE ESSE TIPO NÃO LUTA PELO MUNICIPIO E SIM PELA PREFEITURA! querem somente se beneficiar das vantagens do cargo... abram os olhos de voces, não vendam seu voto com promessas, votem naquele que quer passar asfalto na sua rua e não o que te da um butijão de gás, vote naquele que tras qualidade pra o municipio e não somente a voce... voce é morador do municipio, o que adianta se beneficiar com o coleguismo de ex prefeito, se ele embarga uma escola estadual somente pra tirar vantagens numa futura inauguração, e para isso ele te obriga e mandar seu filho para longe dos seus olhos... isso em beneficio proprio para camapnha eleitoral dele, dele não, deixa eu corrigir, ele não pode, pois tem o nome sujo, e todos sabem disso, e ainda tem alguns cegos que ainda falam de boca cheia "ELE É CANDIDATO, CONSEGUIU SE LIMPAR", veja bem a expressão até mesmo quem vota e luta por ele sabe que ele tem o nome sujo... fica a dica, lutem, votem por melhorias do municipio...

    ResponderExcluir

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.