sexta-feira, 25 de maio de 2012

POLÍCIA MILITAR REALIZA OPERAÇÃO “VERDE ARAGUAIA”

Fotos: Delmiro Silva
 
DELMIRO SILVA

A Polícia Militar de Conceição do Araguaia, por meio do Pelotão de Meio Ambiente (Peloma), acaba de desencadear a operação “Verde Araguaia”, realizada na localidade Padre Josimo Tavares, distante cerca de 60 km do perímetro urbano, e no rio Araguaia nas proximidades da área urbana. A ação teve duração de dois dias e foi comandada pelo subtenente Calumby e teve a participação do cabo Vieira e soldados Ralf e Falken, além do fiscal da Promotoria de Justiça Wyllis Luz.

Durante a operação foram recolhidas três tarrafas de pesca, dezenove malhadeiras de pesca, sete explosivos tipo “bomba batom”, uma espingarda calibre 38 com três munições intactas, um anzol para pesca de quelônios (espécie protegida por lei e ameaçada de extinção), uma motocicleta que havia sido furtada e um pássaro curió. Materiais que somente podem ser utilizados por pescadores profissionais com a observância de algumas exigências legais visando à preservação das espécies.

Ao todo sete pessoas foram notificadas pelos fiscais por utilização de apetrechos proibidos por lei e pratica de crimes contra o meio ambiente. Os infratores foram encaminhados ao Ministério Público que se encarregará de tomar as providências cabíveis. Eles estão passiveis de multas ou prestação de serviços voluntários. Por sua vez o material recolhido deverá ser incinerado, no caso do pássaro, este deverá ser reconduzido ao seu habitat natural. 

O subtenente Calumby, comandante local do Pelotão de Meio Ambiente, disse à reportagem que as ações de fiscalização do órgão serão constantes, principalmente tendo em vista a proximidade da temporada de veraneio, quanto o elevado fluxo de veranistas usufruindo das belezas naturais do rio Araguaia pode elevar os delitos contra o meio ambiente. “Nosso objetivo é coibir os crimes ambientais e dar cumprimento à legislação vigente, por isso, os trabalhos serão contínuos”, explicou.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.