quarta-feira, 11 de julho de 2012

Câmara homenageia comandantes do Peloma.

Fotos: Delmiro Silva

 DELMIRO SILVA
O comandante e o subcomandante do Pelotão do Meio Ambiente do 22º Batalhão de Polícia Militar de Conceição do Araguaia (PELOMA) foram homenageados pela Câmara Municipal com o título de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados ao município em suas respectivas funções. A honraria foi uma indicação da vereadora Evanilza Marinho (PSC) com aprovação de todos os vereadores ao subtenente Calumby (comandante) e o Cabo Vieira (subcomandante). 

O reconhecimento da Câmara é um reflexo do trabalho de fiscalização, orientação e combate aos crimes ambientais do município. Mesmo com limitações e falta de estrutura, o PELOMA intensificou as ações no rio Araguaia e nas áreas de assentamento mais visadas pelos exploradores ilegais de madeira. Com isso, houve uma diminuição considerável nos casos de crimes ambientais em Conceição do Araguaia.

Paralelo a isso, com a autorização do comandante do 22º Batalhão da PM, Coronel Edvaldo Santos, o PELOMA estruturou um espaço próprio dentro do quartel, de onde passou a atuar montar suas estratégias de ação. O trabalho de reforma e ampliação da sala foi uma das metas do comando do PELOMA que deu sustentação ao trabalho.

QUEM SÃO OS HOMENAGEADOS
O subtenente Calumby serviu a Marinha durante cinco anos e no ano de 1985 entrou para a Polícia Militar. Serviu a Companhia de Operações Especiais por cinco anos, onde concluiu o curso para Sargento; passou um ano no Grupamento de Turismo (GPTUR) e em seguida mais cinco anos na Companhia de Polícia Ambiental (atualmente Batalhão Ambiental do Pará). Posteriormente foi transferido para a extinta 1ª ESFORP (hoje 22º Batalhão de Polícia Militar de Conceição do Araguaia). Nesse período foi integrado ao PELOMA.

Calumby retornou a Belém onde concluiu o Curso de Aperfeiçoamento de Sargento, ao término foi transferido para a Companhia Fluvial, onde passou quatro anos. Em seu retorno para o 22º Batalhão Calumby passou dois anos como comandante do Grupamento Tático e atualmente é comandante do PELOMA.Ostenta duas condecorações, Láurea de Mérito Pessoal, pelos relevantes serviços prestados a Policia Militar, e Metal Bronzeado, por ter completado 10 anos sem punição alguma.

O Cabo Vieira entrou para a Polícia Militar em 1998 quando se formou soldado em Conceição do Araguaia. Trabalhou 15 anos no serviço de inteligência e depois foi para o Pelotão de Meio Ambiente - PELOMA da extinta 1ª ESFORP atualmente 22º BPM.

Em 25 de setembro 2007 foi promovido por antiguidade a graduação de Cabo, ao longo desses 15 anos em que serve as fileiras da Policia Militar não sofreu nenhum tipo de punição. Possui duas condecorações, Láurea de Mérito Pessoal, pelos relevantes serviços prestados a Policia Militar, e Metal Bronzeado, por ter completado 10 anos sem punição alguma. Possui ainda em suas fichas de alterações 23 elogios por serviços prestados.

Durante este período realizou mais de 40 cursos, estágios e seminários, participou ainda de diversas operações no interior do estado em defesa do meio ambiente: “Projeto Quelônio”, “Amazônia fique Legal”, “Prevenção de Incêndios e Queimadas”, “Combate a Febre Aftosa”, “Combate a Pesca predatória no Rio Araguaia”, “Pará sem Fronteiras”, “Verde Araguaia” e muitas outras operações desencadeadas nas regiões Sul e Sudeste do Estado do Pará.



0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.