terça-feira, 19 de junho de 2012

AQUICULTURA É TEMA DE SEMINÁRIO EM CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA

Fotos: Delmiro Silva



DELMIRO SILVA

A criação e comercialização de peixes de cativeiro foram temas do 1º Seminário de Aquicultura e Pesca de Conceição do Araguaia, realizado no plenário da Câmara Municipal, mediante solicitação da vereadora Evanilza Marinho (PSC), que reivindicou a realização do evento. O seminário teve como objetivo estimular e fomentar esse segmento da economia que cresce e se fortalece cada vez mais no município, representando geração de emprego e renda para centenas de famílias e aquecendo a economia local.

Durante o evento os aquicultores puderam obter esclarecimentos acerca dos tramites burocráticos para a aquisição de financiamentos específicos para a atividade, legislação ambiental, licenciamento ambiental, diagnostico da piscicultura local, como expandir a criação de peixes em cativeiro, entre outras temáticas relacionadas à aquicultura. Técnicos do Ministério da Pesca e Aquicultura, representantes da Emater, IBAMA, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Colônia de Pescadores Z-39, Pelotão de Meio Ambiente da Polícia Militar, participaram do evento, assistido por um bom número de aquicultores.

A aquicultura está em franca expansão no país, no município de Conceição do Araguaia e região o empreendimento cresce a passos largos. Acerca de quatro anos foi fundada a Associação de Aquicultores de Conceição do Araguaia (Aquicon), permitindo o desenvolvimento da atividade de forma planejada e organizada, por meio de ações tecnológicas e de comércio possibilitando a geração de emprego e renda para centenas de famílias e aquecendo a economia local sem degradar o meio ambiente.

Em quatro anos a produção/comercialização de espécies de cativeiro avançou de 17 toneladas/ano para uma perspectiva de 400 toneladas para este ano, consolidando assim o crescimento da aquicultura no município. Curimatã, pirarucu, piau-açu, surubim, tambaqui, tambacu, são as espécies mais encontradas nos criadouros dos aquicultores de Conceição do Araguaia. Durante o evento foi anunciada a implantação de uma fábrica de ração para peixes no município, que possibilitará aos empreendedores economia de 30 % a 40% na aquisição da alimentação para os peixes.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.