quinta-feira, 28 de junho de 2012

Operação “Verde Araguaia” tem saldo positivo.

Fotos: Delmiro Silva


DELMIRO SILVA

O Pelotão de Meio Ambiente da Polícia Militar (Peloma) subordinado ao 22º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Conceição do Araguaia no sul do Pará, finaliza este final de semana a Operação “Verde Araguaia”, realizada ao longo do mês de junho no rio Araguaia nas adjacências do território conceicionense. A iniciativa objetiva conscientizar a população em geral acerca da importância da preservação do Araguaia, considerado o maior patrimônio natural do município centenário localizado no extremo sul do Estado, e das espécies que compõem o seu ecossistema.

Durante as operações os fiscais vistoriam os tamanhos das espécies capturadas, acampamentos, utilização de apetrechos não permitidos para pescadores amadores, como redes, tarrafas e outros, e todas as possíveis irregularidades praticadas contra o meio ambiente. A equipe do Peloma é composta por 20 policiais, liderados pelo subtenente Calumby e cabo Vieira, eles atuam com apoio do IBAMA, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ministério Público e estagiários do curso de Gestão Ambiental do IFPA (Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Pará).

A equipe do Peloma apresentou um balanço preliminar com o resultado das operações realizadas até o início da semana. Segundo o relatório, foram recolhidos 40 kg de peixes, das espécies tucunaré, pacu, boca-larga, tubarana, e outras, sete metros de redes de pesca, além de outros utensílios como alicates, bolsas, caixa de isopor, facas, lanternas, sacos plásticos, redes para dormir e outros itens que provavelmente seriam utilizados para a caça de animais silvestres. Sete pessoas foram notificadas e responderão no Ministério Público por crime contra o meio ambiente.

Segundo o comandante do Peloma, subtenente Calumby, o trabalho intensivo de educação e fiscalização desenvolvido pelos órgãos ambientais resultou numa redução de 70% dos crimes ecológicos no rio Araguaia. Fator que de acordo com ele, possibilita no aumento de peixes no rio e preservação de espécies como botos, jacarés, tracajás e animais silvestres que habitam as matas ciliares. “Nosso objetivo é conscientizar as pessoas da importância da preservação do rio Araguaia e de suas espécies. Por isso, nosso trabalho é constante”, destacou.

Veraneio 

Durante o mês de julho, ápice do turismo em Conceição do Araguaia, os órgãos de proteção ao meio ambiente que atuam no município realizarão a Operação Veraneio, que além de vistoriar a utilização de apetrechos e coibir a captura desenfreada de espécies nativas, fiscalizarão também a limpeza das margens do rio Araguaia, fará o cadastramento e vistoria dos acampamentos e a circulação de veículos nas praias. O principal objetivo dessa operação é sensibilizar os veranistas acerca da importância do ecoturismo.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.