sexta-feira, 22 de junho de 2012

Empresa foi advertida sobre problema na barragem de Jacundá.

Fotos: Antonio Barroso
 
 Antonio Barroso

Em sessão realizada pela Câmara Municipal de Vereadores de Jacundá, na segunda-feira 18, o parlamentar João Borges (PTB) afirmou que técnicos da construtora Fuso Engenharia e também uma engenheira da prefeitura foram alertados sobre a existência de uma infiltração na barragem de captação de água da Cosanpa antes mesmo de a obra ser entregue pela atual gestão pública em meados de dezembro do ano passado.

A construção da barragem faz parte de um complexo de edificações para levar água tratada a mais da metade da população urbana. Os recursos são do governo federal e somam quase R$ 8 milhões de reais. Na avaliação de técnicos ouvidos pela reportagem, a barragem representa a parte mais importante de toda estrutura. “Sem água, é impossível o funcionamento da estação de tratamento de água”, alertou um funcionário da construtora que pediu para não revelar o seu nome. - “Quero justificar à população de Jacundá o verdadeiro motivo sobre o problema na barragem de captação de água”. Com essas palavras, o vereador João Borges, o único na Casa a fazer um pronunciamento sobre o grave problema na obra, disse que durante o desvio do rio Arraia para a recuperação de uma antiga barragem percebera que havia infiltração por baixo da construção. “Antes da liberação da barragem chamei o encarregado comuniquei sobre o problema, ele disse que a infiltração era insignificante”.

Ainda segundo João Borges, problema foi levado ao conhecimento de uma engenheira sanitarista da prefeitura. “Vocês vão liberar a água, mas vai dar problema”, ele alertou.  “Ela nem ligou pro assunto”, completou o parlamentar. “A gente fica chateado, pois ela não levou a sério o que falei. Acham que Jacundá não tem ninguém que sabe das coisas”, desabafou João Borges. Agora, o vereador quer que o engenheiro responsável pela obra explique o problema em reunião com os demais colegas.

Para o presidente da Câmara, vereador Lindomar do Reis Marinho (PT), comentários sobre a Caravana do Coxinha, uma trupe de comediantes que passou pela cidade, são mais importantes do que o dinheiro público aplicado sem qualquer fiscalização numa obra inaugurada há pouco mais de seis meses.

A reportagem do jornal esteve no escritório da empreiteira Fuso Engenharia, que está funcionando temporariamente no canteiro de obras da Estação de Tratamento de Água da cidade. Dois funcionários que estavam na tarde de quinta-feira, 21, afirmaram que não estavam autorizados a falar sobre o assunto e que proprietário da construtora chega nos próximos dias à Jacundá. 

Na barragem, dois operários estavam trabalhando na tarde de quinta-feira. Segundo a reportagem averiguo foram adicionados sacos com areia nos buracos que surgiram as infiltrações. “Isso não resolverá o problema”, concluiu o vereador João Borges.




0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.