sábado, 16 de junho de 2012

BARRAGEM DEIXA MORADORES SEM ÁGUA EM JACUNDÁ

Fotos: Antonio Barroso
 
 Antonio Barroso
 
Há três dias os moradores da cidade de Jacundá estão sem água nas torneiras. Qual foi a causa do problema? Na barragem de captação de água construída sobre ruínas de uma antiga barragem no leito do rio Arraia, e inaugurada pela Prefeitura de Jacundá no mês de dezembro do ano passado, surgiram três infiltrações por baixo da estrutura de concreto, o que causou baixa no nível de água e impossibilitou a distribuição de água para 80% dos domicílios abastecidos pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

A construção da barragem de captação de água é uma obra de responsabilidade da empresa Fuso Engenharia, a quem coube a construção do complexo de obras que incluem a estação de tratamento de água e a estação de tratamento de esgoto da cidade, orçadas em mais de 15 milhões de reais. E que está com o cronograma de execução atrasada.

Entregue pelo prefeito Izaldino Altoé no final de dezembro do ano passado, cujo acompanhamento teve a participação dos vereadores de Jacundá, a obra era a primeira etapa realizada para levar água tratada para as torneiras das casas. A reportagem esteve no local, na tarde de quinta-feira, 14. Lá, havia uma dezena de homens trabalhando para solucionar o primeiro problema da catástrofe: normalizar a distribuição de água. Segundo explicou um dos responsáveis pela Cosanpa, a distribuição de água está prevista para ser normalizada neste sábado.

Já a estrutura da barragem, construída em cima das ruínas de uma antiga barragem, que à época não suportou a pressão da água por muitos dias, necessitará de mais tempo. A primeira providência, de acordo com um encarregado da Fuso Engenharia, foi desviar o leito do rio Arraia para permitir os trabalhos de reparos na região afetada. Na segunda fase, a equipe da empreiteira vai fazer uma avaliação do problema e depois realizará um planejamento para executar os reparos necessários. Para o secretário de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura de Jacundá, a prioridade é normalizar o abastecimento de água da cidade. Seis meses foi pouco tempo para uma obra que representa o sonho de uma cidade inteira. E agora o que vai pensar o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal? Já que para conter as infiltrações estão sendo utilizadas sacas de areia.
 

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.