terça-feira, 19 de junho de 2012

CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA MANTÊM TRADIÇÕES JUNINAS



Imagem: conversanacozinha.com

DELMIRO SILVA

Conceição do Araguaia mantêm a tradição das festas juninas com a realização de inúmeros arraiás e outras manifestações festivas e culturais alusivas ao mês de junho. As festividades ocorrem com mais freqüência aos finais de semana, principalmente em associações de bairros, clubes, escolas, e demais instituições de ensino, movimentando a cidade e aquecendo a economia local.

As festas juninas realizadas em Conceição do Araguaia, município considerado o berço da arte e da cultura na região sul paraense, tem as mesmas características dos festejos realizados na região Nordeste, mantendo tradições como bebidas e comidas típicas, tais como batata doce, canjica, doces, quentão, pipoca, entre outras, quadrilhas, fogos de artifício, fogueiras, músicas, quadrilhas, entre outras particularidades das festas juninas.

O mês de junho também é marcado pelas homenagens a Santo António, São João Batista e São Pedro, santos que têm suas datas comemorativas nos dias 13, 24 e 29, respectivamente, e tradicionalmente são homenageados pelos católicos com festejos e celebrações eclesiásticas, movimentando ainda mais esse período do ano.

E não é só a população urbana de Conceição do Araguaia que deleita com as festas juninas. Na zona rural os tradicionais festejos estão a todo vapor, com festanças tipicamente caipira, marcadas por muita animação e integrando moradores de diversas localidades rurais, atraindo até mesmo residentes do perímetro urbano interessados nos atrativos das festas na roça. 

Origem Segundo historiadores, as festas juninas foram trazidas para o Brasil pelos portugueses, chegando ao nosso país foram influenciadas pela cultura local, especialmente a nordestina, atribuindo, assim as comidas típicas e as simpatias aos santos, que só podem ser feitas nessa época, como pedidos de casamento a Santo Antonio, por exemplo.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.