sexta-feira, 22 de junho de 2012

Exploração de crianças e adolescentes é tema de seminário.

Fotos: Delmiro Silva


DELMIRO SILVA

 A Paratur, órgão oficial de turismo do governo do Estado, realizou na noite da última quarta-feira, 20, mais uma etapa do seminário “Turismo Legal”, que vem ocorrendo em todos os municípios potencialmente turísticos do interior paraense. Dessa vez Conceição do Araguaia foi o município contemplado com a reunião, ocorrida no plenário da Câmara Municipal, abordando questões relacionadas à prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal.

Constituíram a mesa de abertura do seminário o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Vilmar Peixoto; Sonia Chermont, técnica de planejamento em turismo da Paratur; sargento Tadeu, representando a Polícia Militar, e Pauleno Silva, representante da Associação de Empreendedores Turísticos da Praia das Gaivotas. O evento teve como público alvo os empreendedores e profissionais que atuam diretamente na prestação de serviços e atendimento ao turista, que compareceram em bom número para prestigiar a solenidade.

Após a abertura, Sonia Chermont iniciou a palestra “Turismo Legal”, orientando os presentes, autônomos, comerciantes, empreendedores, e outros que atuam diretamente na área do turismo, acerca da importância e procedimentos necessários para explorar o turismo sem agredir o meio ambiente e, principalmente, medidas preventivas no combate a exploração sexual de crianças e adolescentes, pratica criminosa relacionada ao turismo e que tende a crescer com o aumento do fluxo de turistas em Conceição do Araguaia, tendo em vista a temporada de veraneio.

A palestrante abordou questões como aumento da criminalidade, Código Mundial de Ética do Turismo, como denunciar possíveis abusos, danos morais e materiais as vítimas de abuso sexual, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce, imagem negativa do turismo, tráfico de pessoas, tráfico de drogas, prevenção à exploração, entre outras temáticas que estão ligadas a prática criminosa. Durante o seminário todos os participantes receberam material educativo sobre a temática, como cartilhas e folders.

Denuncias
Além de detectarem possíveis abusos de crianças e adolescentes, os espectadores foram orientados a denunciarem por meio do Disque 100, que atende diariamente das 8h às 22h.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.