quinta-feira, 15 de março de 2012

Coleta de lixo e vias públicas são alvos de reclamações


Fotos: Delmiro Silva

DELMIRO SILVA

Revoltados com o que consideram descaso por parte do poder público com relação à coleta do lixo doméstico e as péssimas condições de trafego das vias públicas de Conceição do Araguaia, moradores locais procuraram a reportagem para denunciarem ambos os problemas, causadores de inúmeros transtornos e aborrecimentos para a população local e visitantes, haja vista que tais situaçõesremetem aspecto de abandono à municipalidade, considerada como polo turístico na região sul paraense.
O professor Orlando Silva, morador do bairro Tancredo Neves, disse à reportagem que há aproximadamente 30 dias o lixo doméstico de sua residência e de seus vizinhos não é recolhido, causando assim inúmeros transtornos aos moradores daquele setor, tendo em vista que além do mau cheiro intolerável a imundice atrai insetos como moscas, ratos, e outros que podem transmitir doenças para os humanos. “O descaso com a coleta do lixo doméstico ocorre principalmente nos bairros da porção sul da cidade, como Tancredo Neves, Morada do Sol e Vila Nova”, desabafou.
Com relação à inconstância no recolhimento do lixo doméstico, o prefeito Álvaro Brito (PT) esclareceu durante entrevista concedida a uma emissora de radio que o problema ocorre mediante a realização de reparos em dois veículos utilizados no serviço. Segundo o gestor, em no máximo dois meses os veículos estarão circulando novamente, somando assim quatro caminhões disponíveis para a coleta do lixo doméstico, possibilitando assim um serviço mais eficaz a população.
Por outro lado às condições de trafego das vias públicas do perímetro urbano e alvo de reclamações de moradores de vários setores da cidade, haja vista que o problema acomete tanto os bairros mais centralizados como os setores periféricos. Um dos casos mais delicados é da Avenida Norberto Lima, justamente a via mais movimentada da cidade, que no trecho entre a Feira Coberta e o Sindicato Rural está com trafego deficitário, retardando a passagem de veículos por ali e ocasionando danos materiais nessas conduções.
Embora vários outros setores e importantes vias urbanas sofram com as condições deficitárias de trafego, um dos casos mais revoltantes é do bairro São Luiz I, porção sul do perímetro urbano. Apesar de ser um dos bairros mais populosos do município aquele setor dispõe de apenas uma via pavimentada, enquanto que as demais estão praticamente intransitáveis, sendo que em algumas nem mesmo motociclistas conseguem transitar, deixando assim a população dali isolada.
Com no tocante às condições de trafegabilidade das vias urbanas de Conceição do Araguaia a assessoria de comunicação da Prefeitura esclareceu que foi feito um levantamento dos trechos que necessitam de reparos e que a recuperação será feita a principio nos pontos mais críticos e posteriormente estendido para os demais, no entanto o trabalho somente será iniciado quando houver redução no volume das chuvas.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.