terça-feira, 27 de março de 2012

SEMAT-CUMARU REALIZA MAIS UMA AÇÃO DO PROGRAMA VERDE VIVO.

Fotos: Ad Lair Campos


Idalmir Figueiredo

Mais uma ação da SEMAT-CUMARU – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo foi realizada em Cumaru do Norte, através do programa Verde Vivo. A iniciativa feita em parceria com a escola Municipal de Ensino Fundamental, Iron Fernandes da Silva, consiste no desenvolvimento do projeto socioambiental de arborização da Avenida, João Lanari do Val, coordenado pela professora de Ciências, Lucy Mary Fernandes da Silva, o projeto envolveu alunos do ensino fundamental num trabalho prestado a favor do meio ambiente.

Na ocasião foi feito o plantio de mudas de arvores das espécies, PAU-PRETO (Dalbergia Zatifozia) e NIM (Azadirachta Indica A. Juss), esta ultima também conhecida como árvore-da-vida ou árvore-sagrada, pertence à família das Meliaceae, de acordo com o portal plantamed (www.plantamed.com.br), esta planta tem muitas propriedades medicinais, é antisséptica, antipirético, antiparásitos, calmante, fungicida, germicida, tônico, estomacal, purgante entre outras, além de ser um excelente Inseticida natural que age diretamente no combate a pelo menos 200 diferentes tipos de pragas, principalmente na lavoura.
 
De acordo com a professora Lucy Mary, que coordenou os trabalhos dos alunos, o plantio Dessas árvores contribuirá de forma satisfatória com a estética da avenida e com o bem estar da população local. Segundo ela, já está previsto para as semanas seguintes a implementação do programa horta na escola, com a implantação de uma horta comunitária dentro da referida escola, o que de certa forma irá garantir uma alimentação saudável aos alunos. 

Para a Secretária de Meio Ambiente e Turismo do município, Sandra Monteiro de Oliveira, esta é uma ação de Educação Ambiental que visa principalmente conscientizar o alunado quanto à preservação da natureza, incentivando os mesmos a adotar boas praticas no trato com o Meio Ambiente.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.