segunda-feira, 19 de março de 2012

Rodovia PA 287 no sul do Pará é interditada por Trabalhadores rurais.



 Fotos: Delmiro Silva.

DELMIRO SILVA

Imediata retomada do programa Luz para todos nos PAs, recuperação das estradas vicinais, a reestruturação do INCRA na região, liberação imediata dos créditos de habitação e recuperação de casas dos agricultores, são algumas das exigências feitas pelos agricultores.

Trabalhadores rurais interditaram na última segunda-feira, 19, a PA 287 no sul do estado, a 5 km do perímetro urbano de Conceição do Araguaia próximo a divisa com o estado do Tocantins. A manifestação teve início por volta de 5h e durou cerca de doze horas, ocasionando um congestionamento quilométrico. Ao todo em torno de 400 camponeses, de 16 associações rurais, participaram da manifestação no intuito de chamar atenção da população e autoridades competentes para suas reivindicações.

Uma pauta de reivindicações foi apresentada pelo das Associações Rurais de Conceição do Araguaia, José Eurípedes Aguiar, contendo as seguintes solicitações: retomada imediata do programa Luz para todos nos PAs onde já estavam começando e implantação da energia elétrica; recuperação das estradas vicinais da zona rural; agilização das áreas de assentamento; reestruturação do INCRA na região; realização da chamada pública para assistência técnica aos lavadores; liberação imediata dos créditos de habitações e recuperação de casas dos agricultores.

Por volta das 16h os manifestantes decidiram pela liberação da rodovia, que já acumulava uma longa fila de carros de ambos os lados. Para prevenir possíveis tumultos a Polícia Militar esteve presente durante toda a manifestação. Não foi registrado nenhum incidente.

Como nenhuma reivindicação da pauta dos colonos foi atendida, amanhã eles formarão uma comissão para ir a Belém fazer suas exigências, caso suas solicitações não sejam acatadas eles ameaçam interditar a rodovia novamente. “Ninguém precisava passar por essa situação, porem, por não respeitarem nossos direitos tomamos essa decisão de interditar a estrada”, disse José Eurípedes Aguiar, líder Associações Rurais de Conceição do Araguaia.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.