sexta-feira, 9 de março de 2012

SEMMA e PELOMA: Pescado irregular é recolhido durante operação conjunta.

Meio Ambiente

Foto: Delmiro Silva

 
  DELMIRO SILVA

Espécies com tamanho impróprio para pesca e comercialização, estavam sendo vendidas na Feira Coberta, Mercado do Peixe e outros locais de negociação de pescado, um comerciante foi notificado e teve a mercadoria recolhida.
Esta semana a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semma), de Conceição do Araguaia, e o Pelotão de Meio Ambiente da Polícia Militar (Peloma) realizaram operações na Feira Coberta, Mercado do Peixe e outros locais de negociação de pescado no intuito de vistoriar o tamanho das espécies capturadas e comercializadas, além de outras irregularidades supostamente praticadas na pesca, transporte e comercialização de peixes.
Em uma dessas operações foi detectada irregularidade na venda de peixes na Feira Livre, onde espécies em tamanho impróprio estavam sendo comercializadas. O talhe mínimo permitido para pesca e comercialização é 25 centímetros, os fiscais mediram e comprovaram que todos os exemplares estavam abaixo desse calibre. Dessa forma o infrator, conhecido como Cheiro Verde, teve sua mercadoria recolhida e foi notificado. Em caso de reincidência ele estará sujeito às penalidades legais. O pescado retido foi doado a APAE do município.
Segundo o chefe de fiscalização da Semma, Wylis Luz, a secretaria e o Peloma estarão constantemente realizando o trabalho de vistoria nos locais de comercialização de pescado e no rio Araguaia, no intuito de coibir a captura de espécies em tamanho improprio, zelando pela preservação dos alevinos. Os fiscais estarão verificando ainda a utilização por parte dos pescadores amadores de apetrechos como redes e tarrafas, utensílios que somente podem ser utilizados por pescadores profissionais e em tamanho regulamentado.

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas em materias, artigos e comentarios neste ambiente assim como em todo o portal são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Blog do Ad Lair Campos.